terça-feira, 26 de novembro de 2013

Força máxima, capacidade de resistência e flexibilidade

Capacidade de força

É a capacidade de exercer tensão contra uma resistência. Esse conceito é usado em treinamentos físicos. 
FORÇA MÁXIMA

Define-se como máxima a força que pode ser desenvolvida por uma máxima contração muscular. Segundo as condições desta contração máxima, distinguimos uma capacidade máxima de força estática e uma de força dinâmica. Na força estática existe um equilíbrio entre as forças internas e externas, enquanto na dinâmica prevalece a força interna (quando vence a resistência ao movimento e o trabalho é positivo) ou a força externa (quando se é vencido pela resistência e o trabalho é negativo).

Capacidade de resistência

Realizar um esforço relativamente prolongado com emprego de força.
Sua característica é uma combinação do emprego da força e da resistência. Nos movimentos cíclicos, a força empregada em um ciclo de movimento depende da distância ou da duração do movimento. As distâncias breves solicitam exigência mais elevadas do que as longas nesta modalidade de força.
Na resistência de força é particularmente importante a maneira como é produzida e transformada a energia. A resistência de força pode ter um metabolismo aeróbio e anaeróbio.
Resistência de força aeróbia é capacidade dos músculos de contraírem continuadamente na presença de suficiente provisão de oxigênio. Ex.: corridas de longa distância.
Resistência de força anaeróbia é capacidade dos músculos de resistirem à fadiga na ausência de uma adequada provisão de oxigênio. Ex.: corridas de 400 e 800 m.

Capacidade de flexibilidade

 A disponibilidade de uma articulação em ser movimentada ao longo de toda a amplitude natural do movimento. É uma característica própria de cada articulação, e depende não só desta como também do seu tecido circundante, nomeadamente ligamentos, músculos e tendões.

Articulação


São conexões entre os ossos, nos vertebrados, ou entre os artículos dos apêndices dos invertebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário