terça-feira, 26 de novembro de 2013

Arte Grega

A arte grega começou em 900 a.C (Idade de Ferro) e ate 146 a.C. à arte grega já estava espalhada pelo Europa, Ásia e África. Em 146 a.C. eles foram invadidos pelos romanos, que ficaram admirados com a sua arte e passaram a imitá-los.
O período clássico é o que mais teve exemplos para as gerações posteriores.
Segundo pesquisas recentes a arte grega tinha variações da formal, era diversificada e tinha adaptações em cada região.
A Arte Grega têm em seus deuses figuras inteligentes e justas, dedicadas ao bem-estar da população. O diálogo com a vida presente é recorrente nas manifestações dos artistas, que se utilizam da natureza na busca pela manifestação artística que visa à perfeição e a harmonia perfeita. Entre alguns pontos-chave que caracterizam a manifestação artística grega estão: o interesse pelo homem; a beleza; o racionalismo; e a democracia.







Pintura

Em relação à pintura, os vasos cerâmicos gregos são os principais cenários. A harmonia e o equilíbrio das pinturas, muitas vezes pretas e em forma de silhueta, geralmente tinham motivos geométricos ou vegetalistas. As pinturas mais antigas estão em placas de madeira e tumbas. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios. No período clássico a inovação foi o fundo branco. No período helenista, mudou as formas dos vasos e as pinturas tinham relevo.
No período clássico as pinturas passaram a ter efeitos visuais e perspectiva. As pinturas eram sobre a mitologia, a historia, heróis e a cidade.  Eles decoravam edifícios e templos.
Pouco depois as pinturas portáteis que eram pintadas em madeira ficaram muito conhecidas.
Nesse período os nomes mais conhecidos eram Zêuxis e Parrásio, onde um pintava com delicadeza temas mitológico e o outro se apegava aos detalhes para pintar temas de fúria.
Apeles foi um dos melhores pintores da Grécia Antiga, ele é o pintor oficial de Alexandre, o Grande.
Durante o helenismo, Alexandre levou a pintura para a Ásia e o norte da África. Os temas desse período foram à natureza morta, cenas do cot
idiano e paisagens. O pintor dessa época que se destacou foi Peiraeicus.







Esculturas

Com as esculturas, observa-se um cuidadoso estudo das dimensões do corpo humano e uma tentativa de expressá-la com muita fidelidade. O antropomorfismo teve na Grécia seu período de auge, com a perfeição na escultura das formas e o movimento. A temática religiosa foi muito presente neste tipo de expressão cultural, juntamente com situações cotidianas e até esportivas (ligadas às Olimpíadas). O realismo das esculturas – que contavam com detalhes do corpo humano, como nervos, músculos, veias, entre outros – fazem delas legítimas obras de arte. Entre seus principais artistas, Praxíteles, Policleto, Fídias, Lisipo e Miron.



Teatro e literatura

O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus do vinho e das festas. Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar certa organização, sendo representada para diversas pessoas.
Uns dos aspectos mais antigos deles na arte grega foi o teatro, eles desenvolverão tão bem que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes e isso é ate hoje apresentadas. 
Chama-se
 literatura grega o conjunto de escritos produzidos na área de influência da cultura grega muito embora alguns não tenham sido escritos em nenhum dos dialetos gregos.



Musica


Sobre a musica existem peças anotadas, mas não foram traduzidas. Tem alguns vestígios de melodias e instrumentos musicais. A musica era usava em festivais públicos ou para entreter a família no lar. Fazia parte da educação da elite. A musica fazia parte dos mitos, e era como um poder, pois através delas podiam influenciar cidades inteiras. Servia como terapia, e descrevia como o universo era constituído. O primeiro instrumento foi à lira, mas tarde apareceram os instrumentos de sopro.
A musica grega se influencia da musica da Roma Antiga. 




A Grécia tem uma rica e notável tradição literária com mais de 2800 anos de existência e com influências em várias épocas e culturas.

As enormes contribuições deixadas pela arte grega são de grande valor, representando uma arte que até hoje é admirada e reconhecida ao redor do mundo. Os gregos deixaram, sem dúvida, uma cultura riquíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário